O Estudos Psicanalíticos do Pará-EPA tem o compromisso de contribuir para a formação de psicanalistas baseado na ética e no rigor dos conceitos teóricos e das técnicas freudianas.

A organização dos Módulos, Cursos, Reuniões, os quais articulam os conhecimentos da teoria psicanalítica, da técnica psicanalítica e da psicopatologia psicanalítica visa proporcionar o suporte necessário para o conhecimento rigoroso e profundado da Psicanálise.

Apresenta-se como uma Instituição diferencial por oferecer turmas com um número reduzido de alunos, o que proporciona discussões teóricas aprofundadas da teoria e da técnica da Psicanálise elaboradas por Sigmund Freud e das contribuições de autores psicanalíticos pós-freudianos.

Destaca-se por apresentar um quadro de professores que são Psicanalistas com largo aprofundamento do conhecimento da Psicanálise e renomada atuação clínica e com formação acadêmica em nível de Mestrado e Doutorado, com livros publicados na área da Psicanálise, também sendo atuantes na produção de pesquisas e construção de saber da Psicanálise, na sua vertente teórica e técnica, além de manterem uma relação estreita com o campo do saber filosófico e de outros campos científicos.

A metodologia de ensino de suas Atividades incentiva a pesquisa e a produção científica do aluno para apresentação de trabalhos acadêmicos em Seminários e Congressos da área e publicação de artigos em revistas indexadas.